facebook
Voltar para a lista

Morango faz bem à saúde? Conheça tudo sobre a fruta versátil e saborosa

24/10/2019

Morango

O morango, uma das frutas preferidas da população, teve sua origem na Europa, mas hoje é cultivado em várias outras partes do mundo. É um alimento delicado, saboroso e versátil, o que permite sua utilização como entrada, prato principal, bebida ou sobremesa. Encontramos o morango em sucos, sorvetes, recheios, coberturas, geleias, compotas, tortas, mousse, flans, gelatina, caldas, entre outros.

Você sabe qual é o verdadeiro fruto do morangueiro?

A parte que consumimos do morango é conhecida como pseudofruto, pois assim como a maçã, o caju e a pera, a parte carnosa e suculenta não é originada do ovário da flor.

Morango é um pseudofrutoQuando falamos em fruto, nos referimos ao ovário da planta fecundado e desenvolvido.  Já o pseudofruto é um órgão da planta que não é originado do ovário, mas sim de outro órgão da planta.

O verdadeiro fruto do morangueiro é aquele pontinho amarelo que chamamos de “sementinha”. No caso do morango, o pseudofruto é também chamado de infrutescência. Por isso quando consumimos um morango, estamos consumindo inúmeros frutos ao mesmo tempo.

Mas essa denominação botânica não impede que o chamemos de fruto ou de fruta, afinal sua forma de cultivo, comercialização e consumo, o inclui dentre as mais variadas frutas que conhecemos.


SAIBA MAIS:

Feios, mas com os mesmos nutrientes: conheça os alimentos imperfeitos


O morango é um alimento de baixo valor calórico, sendo 36kcal por porção, considerando que uma porção equivale a 120g do produto. Apresenta como nutriente predominante o carboidrato disponível e a vitamina C. nutrientes do morangoA vitamina C é um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e, quando ingerida em quantidades recomendadas diariamente, contribui com a diminuição do risco de diversas doenças.

Como integrante do grupo de frutas vermelhas, o morango contém flavonoides em sua composição. Os flavonoides são compostos bioativos presentes em alimentos de origem vegetal. Em função de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas podem estar associados com à diminuição de riscos de doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer.


DICA: Os morangos só devem ser lavados na hora de consumir pois a umidade aumenta a atividade microbiológica, acelerando a deterioração do produto. Isso prejudica o sabor e o aroma do fruto. Manter o cálice ajuda a conservar os morangos por maior tempo, por isso mantenha-os no fruto até a hora de consumir e remova-os somente após lavar os morangos.


Saboroso e muito sensível, o morango exige muito cuidado na produção

O morango apresenta um sistema de cultivo bastante complexo. Devido a condições climáticas, às exigências fisiológicas e ao desenvolvimento de doenças, são necessárias diversas práticas agrícolas para adequação do sistema de produção dessa cultura.

produção de morango
Produção de morango protegida com filme plástico

O uso de coberturas mortas vegetais ou filmes plásticos é uma das práticas adotadas pelo sistema de produção de morango em praticamente todo o mundo. Com o objetivo principal de controlar as plantas daninhas e reduzir a evaporação da água do solo, essa técnica proporciona melhores condições de cultivo.

Também são utilizadas medidas de controle de pragas e doenças na cultura. O uso de variedades resistentes, controle da irrigação, controle químico, cultivo protegido (estufas) são alguns exemplos dessas medidas.

Cada vez mais, são desenvolvidas pesquisas com o objetivo de melhorar o cultivo de morango, baseado em procedimentos racionais na utilização de insumos químicos, visando à sustentabilidade do uso dos recursos naturais.


SAIBA MAIS

Pimentão, a hortaliça que conquistou a culinária mundial


E quanto aos resíduos de agrotóxicos no morango, é seguro consumi-lo?

Com fama de ser uma das frutas que mais possuem resíduos de agrotóxicos, muitas pessoas se preocupam com o consumo desse alimento. Mas em um estudo realizado de 2013 a 2015 pela Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) mostrou resultados satisfatórios na análise de amostras desse fruto.

Esse estudo monitorou o risco agudo de resíduos de agrotóxicos nos alimentos para a saúde.  Esse tipo de risco está relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo de alimentos que contenham resíduos.

De 157 amostras de morango analisadas, apenas uma apresentou potencial risco agudo, sendo que no montante avaliado, 99,4% foram consideradas satisfatórias quanto ao risco desses resíduos nesse fruto.

Produção de morango no Brasil

Em 2018, foi feito um levantamento do setor hortifrúti, que apontou que a cultura do morango ocupa uma área de aproximadamente 5,2 mil hectares do território brasileiro. São produzidas quase 140 mil toneladas desse fruto por ano. Mais de 50% da produção do País se concentra no estado de Minas Gerais. Mas os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul também representam grande parcela da produção brasileira.

As principais variedades de morango produzidas no Brasil são:

  • Camarosa;
  • Campinas;
  • Chandler;
  • Dover;
  • Guarani;
  • Oso Grande e outras.

 

 

Fonte: Cenário Hortifruti Brasil, EMBRAPA, ANVISA.

Cupuaçu

Versátil e saboroso, Cupuaçu vem do Norte e conquista todo o País

Notícia

De aroma marcante e sabor exótico, o cupuaçu conquista admiradores por onde passa. Conheça mais sobre esse tesouro amazônico ...

15/08/2018

Alimentos em conserva

Alimentos em conserva fazem mal a saúde?

Notícia

Alimentos em conserva são práticos, saborosos e mais duráveis, mas será que fazem bem a saúde? ...

24/01/2019

O que é Ora-Pro-Nobis?

O que é ora-pro-nóbis? Conheça a tradição da culinária mineira

Notícia

Ainda pouco difundido como alimento, o ora-pro-nóbis é rico em proteína e muito utilizado nas receitas mineiras. Chegou a hora do Brasil inteiro conhecê-lo! ...

06/06/2018