Reaproveitamento de alimentos: (NÃO) joga fora no lixo!
29/11/2017
O reaproveitamento de alimentos pode parecer estranho para quem não está habituado, mas, no caso de várias hortaliças, ramos, talos e cascas podem possuir 11 vezes mais nutrientes que a “polpa”. Um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), analisou a importância nutricional dessas partes presentes em frutas, verduras e legumes e concluiu que o reaproveitamento é a melhor opção para quem busca uma alimentação saudável.
A pesquisa observou 19 alimentos e alguns resultados surpreenderam, como no caso da cenoura, cuja casca (100 gramas) possui quatro vezes mais proteína vegetal, três vezes mais vitamina C e quantidade ainda maior de ferro do que na polpa. Outro nutriente que ganha destaque é a fibra. Talos e sementes são ricos nessa substância fundamental para o bom funcionamento do trato intestinal.
VEJA TAMBÉM
Conheça a lista de legumes mais consumidos no Brasil
Índice Glicêmico: descubra se você precisa se preocupar com ele
Higienização de hortifruti: como fazer corretamente
Como fazer o reaproveitamento de alimentos
Promover uma mudança de hábitos e incorporar o que antes seria “sobra” na nossa alimentação pode fazer uma grande diferença. Por isso, saber como usar os “restos” não precisa ser um bicho de sete cabeças. Olha só: os talos podem ser usados picados ou triturados em massas de bolos e pães; as folhas de batata-doce, couve-flor, abóbora, mostarda e rabanete podem ser refogadas e consumidas como acompanhamento, enquanto as da cenoura e beterraba, por exemplo, podem ser consumidas cruas na salada; as cascas das frutas podem virar geleias, vitaminas e sucos.
O Mistério da saúde também apoia essa ideia!
Um cuidado importante para aproveitar o que o uso integral do alimento oferece é se atentar a forma preparo. Durante a cocção, vitaminas e minerais presentes nos alimentos são incorporados à água de preparo. Utilize esta água/caldo para fazer sopas, no tempero do feijão, no cozimento do arroz, entre outros.
Aproveitar essas partes que antes iriam para o lixo também significa economia e diversificação do cardápio. Isso porque, um único alimento pode ser preparado de diversas formas e todas com alto valor nutritivo. Você aproveita melhor os nutrientes e gasta menos nas compras do mês. Fica a dica!
Fonte: Hortifruti, 29 de novembro de 2017

Brasil lança plano para ganhar destaque no mercado de frutas
Notícia
Plano Nacional do Desenvolvimento da Fruticultura (PNDF) é estratégia do País para aumentar a exportação de frutas ...
02/03/2018

Jaracatiá: descubra os segredos dessa fruta também chamada de mamão bravo
Notícia
O jaracatiá é uma das frutas consideradas típicas e exóticas do nosso país. Se você ainda não tinha ouvido falar, essa é a hora! ...
28/05/2019

A berinjela como você nunca viu
Notícia
Conhece a origem da berinjela? Quais os estados produtores e a melhor forma de escolher e armazenar essa hortaliça? Saiba tudo isso e muito mais! ...
01/07/2020