facebook
Voltar para a lista

Nutrientes mais encontrados em frutas e hortaliças

27/12/2018

Nutrientes

Nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Eles são a prova de que os alimentos fazem muito mais do que saciar o apetite e despertar sensações incríveis no paladar.

Os nutrientes chegam ao nosso corpo por meio da alimentação e conhecê-los é fundamental para entender o motivo de termos uma alimentação cheia de frutas e hortaliças. Vamos lá?

 

O que são nutrientes?

Os nutrientes são compostos químicos que constituem os alimentos e que são importantíssimos para o bom funcionamento do corpo humano. Cada um deles tem uma função específica e podemos dividi-los de acordo com elas. Dessa forma, os nutrientes podem ser:

Macronutrientes

São aqueles cuja a quantidade necessária ao organismo é maior. Estão nessa categoria as proteínas, os lipídios e carboidratos.

Micronutrientes

São aqueles cuja a quantidade necessária ao organismo é menor. Vitaminas e sais minerais são exemplos de micronutrientes.

 

Curiosidade: a palavra nutriente tem origem no latim nutriens, de nutrire, que significa “alimentar”.

É importante destacar que tanto a água quanto as fibras alimentares, apesar de essenciais para o bom funcionamento do organismo, não se enquadram na categoria de nutrientes. A água é uma substância e as fibras alimentares são um tipo de carboidrato que não é digerido, logo não pode ser considerado nutriente.


SAIBA MAIS

5 curiosidades sobre a goiaba

Alimentos seguros: o que tem de certo e errado


Como os nutrientes funcionam no corpo

Tudo começa na digestão e, por isso, prestar atenção no que se come é fundamental. Para conseguir os nutrientes necessários para o corpo humano, o ideal é seguir uma dieta balanceada e bem diversificada.

Após o consumo dos alimentos, ele deve ser “partido” em pedaços menores, as partículas. Essas partículas são absorvidas no intestino delgado e, então, cada nutriente passa para a circulação e começa a cumprir sua função dentro da célula.

Como explicamos acima, os macro e os micronutrientes tem funções diferentes dentro das células. Enquanto os macronutrientes são quebrados para gerar energia, os micronutrientes auxiliam no processo dessa quebra.

 

Principais nutrientes encontrados em frutas e hortaliças

As frutas e hortaliças reúnem todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo humano, com exceção da vitamina B12. Quando consumidas dentro de um padrão alimentar saudável, esse alimentos contribuem para o aporte de nutrientes e substâncias como:

Fibras

Vale destacar que o consumo de alimentos crus garante uma maior oferta desse nutriente do que os alimentos cozidos.

Vitaminas

Já dizia a cultura popular, quanto maior a quantidade de cores presente na alimentação, melhor a diversidade na oferta de vitaminas. Assim, como no caso das fibras, o cozimento altera a quantidade desse nutriente.

Minerais

Têm função nobre no organismo. Atuam na estrutura coportal (cálcio), no equilíbrio hídrico (sódio, e potássio), nas funções do metabolismo (ferro, iodo, selênio e zinco), no dentre outros.

Compostos bioativos

Presentes em pequenas quantidades (tanto nas frutas quanto nas hortaliças), essas substâncias tem papel importante na prevenção de diversas doenças e no bom funcionamento do organismo.

Dica: aproveite a agua do cozimento de frutas e hortaliças para enriquecer os demais preparos com nutrientes diversos.

 

Segundo a Embrapa, as cores dos alimentos nos dão informações sobre quais nutrientes podemos encontrar:

tabela nutrientes

 

 

Fonte: Hortifruti, 27 de dezembro de 2018

Turismo e saúde: conheça o Circuito das Frutas de São Paulo

Notícia

Quem mora na capital paulista tem uma opção de turismo saudável e saborosa a poucos quilômetros da metrópole ...

27/10/2017

Açaí é base de corante que facilita cirurgias oculares

Notícia

Fruta é base de um composto que pode facilitar muito as cirurgias intraoculares ...

21/11/2017

Lentilha

Lentilha: muito além do grão da sorte

Notícia

Muita lembrada no final do ano para as tradicionais simpatias de Réveillon, a lentilha pode ser útil o ano inteiro! ...

03/05/2018