Nutrientes: o que são e qual a importância para o organismo
Nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Eles são a prova de que os alimentos fazem muito mais do que saciar o apetite e despertar sensações incríveis no paladar.
Os nutrientes chegam ao nosso corpo por meio da alimentação e conhecê-los é fundamental para entender o motivo de termos uma alimentação cheia de frutas e hortaliças. Vamos lá?
O que são os nutrientes?
Os nutrientes são compostos químicos que constituem os alimentos e que são importantíssimos para o bom funcionamento do corpo humano. Cada um deles tem uma função específica e podemos dividi-los de acordo com elas. Dessa forma, os nutrientes podem ser:
Macronutrientes
São aqueles cuja a quantidade necessária ao organismo é maior. Estão nessa categoria as proteínas, os lipídios e carboidratos.
Micronutrientes
São aqueles cuja a quantidade necessária ao organismo é menor. Vitaminas e sais minerais são exemplos de micronutrientes.
Curiosidade: a palavra nutriente tem origem no latim nutriens, de nutrire, que significa “alimentar”.
É importante destacar que tanto a água quanto as fibras alimentares, apesar de essenciais para o bom funcionamento do organismo, não se enquadram na categoria de nutrientes. A água é uma substância e as fibras alimentares são um tipo de carboidrato que não é digerido, logo não pode ser considerado nutriente.
SAIBA MAIS
Alimentos seguros: o que tem de certo e errado
Como os nutrientes funcionam no corpo
Tudo começa na digestão e, por isso, prestar atenção no que se come é fundamental. Para conseguir os nutrientes necessários para o corpo humano, o ideal é seguir uma dieta balanceada e bem diversificada.
Após o consumo dos alimentos, ele deve ser “partido” em pedaços menores, as partículas. Essas partículas são absorvidas no intestino delgado e, então, cada nutriente passa para a circulação e começa a cumprir sua função dentro da célula.
Como explicamos acima, os macro e os micronutrientes tem funções diferentes dentro das células. Enquanto os macronutrientes são quebrados para gerar energia, os micronutrientes auxiliam no processo dessa quebra.
Principais nutrientes encontrados em frutas e hortaliças
As frutas e hortaliças reúnem todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo humano, com exceção da vitamina B12. Quando consumidas dentro de um padrão alimentar saudável, esse alimentos contribuem para o aporte de nutrientes e substâncias como:
Fibras
Vale destacar que o consumo de alimentos crus garante uma maior oferta desse nutriente do que os alimentos cozidos.
Vitaminas
Já dizia a cultura popular, quanto maior a quantidade de cores presente na alimentação, melhor a diversidade na oferta de vitaminas. Assim, como no caso das fibras, o cozimento altera a quantidade desse nutriente.
Minerais
Têm função nobre no organismo. Atuam na estrutura coportal (cálcio), no equilíbrio hídrico (sódio, e potássio), nas funções do metabolismo (ferro, iodo, selênio e zinco), no dentre outros.
Compostos bioativos
Presentes em pequenas quantidades (tanto nas frutas quanto nas hortaliças), essas substâncias tem papel importante na prevenção de diversas doenças e no bom funcionamento do organismo.
Dica: aproveite a água do cozimento de frutas e hortaliças para enriquecer os demais preparos com nutrientes diversos.
Segundo a Embrapa, as cores dos alimentos nos dão informações sobre quais nutrientes podemos encontrar:
Fonte: Hortifruti, 27 de dezembro de 2018

Embrapa lança maracujá-doce com 1001 utilidades
Notícia
Além de ser consumido como alimento, também se aproveitam as folhas, a polpa, as sementes e a casca do fruto dessa planta ...

Kiwi, a fruta chinesa que foi adotada pelo mundo
Notícia
Kiwi, conheça as principais curiosidades sobre a fruta que além de deliciosa é pouco calórica. ...

Tâmara: tradição e sabor vindos do mundo árabe
Notícia
Apesar de pequena, a tâmara possui um perfil nutricional interessante: é fonte de fibras e de potássio ...