facebook
Voltar para a lista

Nutrientes: o que são e qual a importância para o organismo

Nutrientes

Nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Eles são a prova de que os alimentos fazem muito mais do que saciar o apetite e despertar sensações incríveis no paladar.

Os nutrientes chegam ao nosso corpo por meio da alimentação e conhecê-los é fundamental para entender o motivo de termos uma alimentação cheia de frutas e hortaliças. Vamos lá?

O que são os nutrientes?

Os nutrientes são compostos químicos que constituem os alimentos e que são importantíssimos para o bom funcionamento do corpo humano. Cada um deles tem uma função específica e podemos dividi-los de acordo com elas. Dessa forma, os nutrientes podem ser:

Macronutrientes

São aqueles cuja a quantidade necessária ao organismo é maior. Estão nessa categoria as proteínas, os lipídios e carboidratos.

Micronutrientes

São aqueles cuja a quantidade necessária ao organismo é menor. Vitaminas e sais minerais são exemplos de micronutrientes.

Curiosidade: a palavra nutriente tem origem no latim nutriens, de nutrire, que significa “alimentar”.

É importante destacar que tanto a água quanto as fibras alimentares, apesar de essenciais para o bom funcionamento do organismo, não se enquadram na categoria de nutrientes. A água é uma substância e as fibras alimentares são um tipo de carboidrato que não é digerido, logo não pode ser considerado nutriente.


SAIBA MAIS

5 curiosidades sobre a goiaba

Alimentos seguros: o que tem de certo e errado


Como os nutrientes funcionam no corpo

Tudo começa na digestão e, por isso, prestar atenção no que se come é fundamental. Para conseguir os nutrientes necessários para o corpo humano, o ideal é seguir uma dieta balanceada e bem diversificada.

Após o consumo dos alimentos, ele deve ser “partido” em pedaços menores, as partículas. Essas partículas são absorvidas no intestino delgado e, então, cada nutriente passa para a circulação e começa a cumprir sua função dentro da célula.

Como explicamos acima, os macro e os micronutrientes tem funções diferentes dentro das células. Enquanto os macronutrientes são quebrados para gerar energia, os micronutrientes auxiliam no processo dessa quebra.

Principais nutrientes encontrados em frutas e hortaliças

As frutas e hortaliças reúnem todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo humano, com exceção da vitamina B12. Quando consumidas dentro de um padrão alimentar saudável, esse alimentos contribuem para o aporte de nutrientes e substâncias como:

Fibras

Vale destacar que o consumo de alimentos crus garante uma maior oferta desse nutriente do que os alimentos cozidos.

Vitaminas

Já dizia a cultura popular, quanto maior a quantidade de cores presente na alimentação, melhor a diversidade na oferta de vitaminas. Assim, como no caso das fibras, o cozimento altera a quantidade desse nutriente.

Minerais

Têm função nobre no organismo. Atuam na estrutura coportal (cálcio), no equilíbrio hídrico (sódio, e potássio), nas funções do metabolismo (ferro, iodo, selênio e zinco), no dentre outros.

Compostos bioativos

Presentes em pequenas quantidades (tanto nas frutas quanto nas hortaliças), essas substâncias tem papel importante na prevenção de diversas doenças e no bom funcionamento do organismo.

Dica: aproveite a água do cozimento de frutas e hortaliças para enriquecer os demais preparos com nutrientes diversos.

Segundo a Embrapa, as cores dos alimentos nos dão informações sobre quais nutrientes podemos encontrar:

tabela nutrientes

 

 

Fonte: Hortifruti, 27 de dezembro de 2018

Para comer em outubro: 3 dicas de hortaliças

Notícia

Além das frutas, hortaliças também são influenciadas pela estação ...

como cultivar hortaliças

Como cultivar hortaliças em casa

Notícia

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como cultivar hortaliças. Pensando nisso, o Saber & Saúde preparou um passo a passo para quem deseja plantar em casa ...

Priprioca

Priprioca: o delicioso aroma do Pará

Notícia

A priprioca exala um perfume maravilhoso e característico da Amazônia. Conheça mais dessa raiz que está entrando de vez no mundo culinário ...