facebook
Voltar para a lista

O abacate cresce e aparece

03/11/2017

Abacate

Mesmo que ainda não esteja incluída entre as frutas de maior impacto econômico na fruticultura brasileira, dados recentes mostram aumento global no consumo dessa fruta e chamam atenção de produtores do País. Só nos EUA, o consumo triplicou entre 2000 e 2014 e o preço, entre 2015 e 2016, teve incremento de 75%. No Reino Unido, a popularidade do fruto já é tal ele já superou as vendas de laranja, historicamente muito consumida por lá.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2014, a produção de abacate no País supera 150 mil toneladas, cultivadas em 9.559 hectares. No Brasil, as variedades mais plantadas são de abacate tropical, entretanto, no mundo, a preferida dos consumidores é a Hauss, conhecida também como avocado. A região Sudeste concentra quase toda a produção nacional.

Mas não se impressione com os números brasileiros, eles ainda não são muito relevantes perto do mercado internacional. O México, maior produtor da fruta no mundo – responsável por 33% da produção global – exportou mais de um milhão de toneladas de abacate para 31 países e os Estados Unidos foi o destino de 770 mil toneladas em 2016 (mais de sete vezes a produção brasileira). Os principais produtores são México, República Dominicana, Colômbia e Peru. Mesmo assim, a produção mexicana supera quase quatro vezes as exportações do segundo maior exportador.

BENEFÍCIOS DO ABACATE

  • O abacate contem predominatemente ácido graxo monoinsaturado (oleico) o mesmo encontrado no azeite de oliva.. Os ácidos graxos moninsaturados quando associados a uma alimentação saudável contribuem com a saúde cardiovascular.
  • Outra vantagem do abacate é que ele pode ser consumido nas formas doce e salgada. É um ingrediente bem-vindo em saladas, sanduíches e é a base do mexicano guacamole, mas também é muito apreciado em vitaminas ou batido com mel, limão ou açúcar.

Fonte: Hortifruti, 03 de novembro de 2017

Agrotóxicos nos alimentos

Agrotóxicos nos alimentos: como fica a minha saúde?

Notícia

Os agrotóxicos nos alimentos não devem ser uma preocupação do consumidor ...

08/04/2019

Crucíferas são hortaliças que fazem vem a saúde

Crucíferas: você sabe o que são?

Notícia

Se essa pergunta te deu um nó na cabeça, esse texto é para você. Conheça as brássicas e saiba o motivo pelo qual elas são importantes para a alimentação! ...

08/12/2017

Hortaliças para comer em janeiro

Notícia

Saber quais hortaliças e frutas são típicas de janeiro é uma excelente maneira de começar o ano economizando e diversificando o cardápio ...

05/01/2018