facebook
Voltar para a lista

O que é que a banana tem?

24/10/2017

banana

Não tem para ninguém, a banana é a fruta mais consumida pelos brasileiros. Só em 2016, a produção dos bananais atingiu 6.962.134 toneladas. A atividade engloba cerca de 800 mil unidades produtoras, o que equivale a uma área de aproximadamente 475 mil hectares, sendo a maioria de pequeno porte e de perfil familiar. A predileção do brasileiro acaba se refletindo em números, uma vez que 99% da produção nacional abastece o mercado interno.

Nutritiva e rica em minerais e vitaminas, não é de se estranhar o posto que a fruta ocupa, mas existe outros fatores que elevam a banana à categoria de paixão nacional. De acordo com a Comissão de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), uma caraterística que se destaca e contribui para esse sucesso, é o fato de a banana ser prática. É fácil transportá-la, descascá-la, a fruta não estraga com tanta facilidade, já vem adoçada e não tem caroço! Com tantos atributos, fica realmente difícil competir. Mas a banana não para por aí: vai bem em pratos doces e salgados, quentes e gelados!

Apesar da grande afinidade, a banana não é nativa das terras tupiniquins. Na verdade, ela é originária do quente e úmido sudeste asiático, mas se adaptou tão bem ao nosso território que, hoje, já somos o terceiro maior produtor da iguaria. Dados do IBGE apontam que a produção brasileira é responsável por 6,9% do total mundial, ficando atrás apenas da China e das Filipinas.

Existem mais de 500 tipos de banana no mundo! No Brasil, as cinco mais consumidas são a nanica, maçã, prata, ouro e da terra. Cada um dos seus tipos é indicado como ingrediente ideal em diferentes preparações. Vitaminas, tortas, doces, sorvetes, purês, farofas e, até mesmo a moqueca, ganham um sabor todo especial com a fruta.

Conheça mais de cada uma das bananas brasileiras e saiba como deixar suas receitas com um gostinho tropical.

Banana nanica – Essa banana é nanica só no nome. Conhecida como banana-d’água, é super doce e tem um aroma marcante. Ótima para fazer um bolo de banana.

Banana da terra – Maior opção entre as cinco bananas mais consumidas, esse tipo é ideal para ser cozida ou assada.

Banana prata – Uma das cinco espécies mais queridas, a banana prata tem uma durabilidade maior que as demais, podendo ser consumida até quatro dias depois da maturação. É ideal para fazer a bananada.

Banana ouro – Verdadeira nanica da lista, inclusive, é a menor banana de todas, medido até 10 cm. Docinha é ótima para lanche da tarde.

Banana maçã – Cheirosa, a banana maçã tem um aroma característico que lembra muito a maçã.

Seja Nanica, Da Terra, Prata, Ouro ou Maçã, a verdade é que banana é bom à beça!

Hortifruti, 23 de outubro de 2017

sapoti-miniatura

Sapoti – Da América Central para o mundo!

Notícia

Considerada exótica, o Sapoti é uma fruta saborosa que guarda curiosidades e muitas histórias para contar! Conheça algumas delas ...

29/08/2018

Caju

Caju: delícia tropical

Notícia

Uma das frutas símbolos da tropicalidade brasileira, o caju ainda guarda curiosidades e benefícios incríveis. Conheça ...

31/01/2018

Dendê

Dendê: conheça a palmeira que conquistou o mundo com seus óleos

Notícia

Que soja que nada! É do dendê o óleo mais produzido e consumido do mundo. Descubra o porquê desse protagonismo! ...

20/06/2018