facebook
Voltar para a lista

Para comer em outubro: 3 dicas de frutas

19/10/2017

Uma dieta balanceada e rica em nutrientes é ainda mais saborosa e econômica quando utilizamos as frutas e hortaliças típicas de cada época. Vamos falar um pouco sobre as opções do mês de outubro. Separamos uma lista com 6 dicas de frutas para você colocar no prato, levando em conta não só o período de safra, mas também seus benefícios nutricionais. Confira:

CAJU

O caju é uma fruta muito consumida in natura e em sucos. Seu baixo valor calórico (43kcal/100g) a torna um aliado na alimentação saudável. Em termos de nutrientes, o caju se destaca como excelente fonte de vitamina C, cuja ação em nosso organismo está relacionada a produção e manutenção do colágeno, redução a suscetibilidade  a infeccções, participa do processo de cicatrização, potencializa a absorção do ferro, entre outros.

A safra do caju começa em agosto, mas atinge o seu pico durante os meses de setembro e outubro, perdurando até dezembro. Se for aproveitar o momento para comprar algumas unidades de caju, lembre-se que ele deve ser consumido rapidamente. Você pode guardá-lo na geladeira, mas a recomendação é que seja armazenado por, no máximo, dois dias. A castanha do caju também é fonte de proteínas vegetais e gorduras boas para o organismo.


UVA THOMPSON

Sabe aquelas uvas que não dão trabalho nenhum para comer porque não têm caroço? Então, a uva por si só é uma fruta extremamente benéfica para nossa saúde, mas outubro é o mês de uma variedade em especial: a uva thompson. As uvas de coloração escura além de possuírem em sua composição vitamina A e C, fibras e potássio, são fonte de compostos fenólicos como os flavonoides que possuem ação antioxidante (capaz de atrasar ou inibir a oxidação de substratos que leva ao envelhecimento das células) e  anti-inflamatória.

A safra da uva thompson é curta: começa em agosto e termina em novembro, mas o pico da colheita começa agora, no mês de outubro. Por isso, é bom aproveitar.


NÊSPERA

A nêspera, uma fruta doce originária da China, talvez não seja tão popular, mas é certamente uma das opções mais benéficas para o organismo.  Com baixo valor energético (42kcal em 100g), a nêspera contem em sua composição vitamina A e C.

A safra dessa fruta é ainda menor que o da uva thompson. Começa em agosto e termina agora em outubro, período em que atinge o seu ápice de colheita. Você pode consumi-la in natura e até mesmo utilizar suas folhas para fazer chás.

Impressora 3D de comida saudável

Impressora 3D de comida saudável: será esse o futuro da alimentação?

Notícia

Uma impressora 3D de comida saudável. Essa é a proposta de uma designer de alimentos para mudar a produção de alimentos. Conheça mais dessa tecnologia ...

12/12/2018

Sem graça? Apesar da fama, Chuchu é versátil e nutritivo

Notícia

Conhecer as propriedades da hortaliça pode ser o empurrão que faltava para você incluí-la na sua alimentação diária ...

09/02/2018

Tempero verde

Tempero verde – cheiro de sabor e saúde

Notícia

Você conhece o tempero verde? Saiba mais sobre essa mistura de ervas que dá um toque especial a suas preparações ...

09/05/2019