facebook
Voltar para a lista

Para comer em outubro: 3 dicas de hortaliças

20/10/2017

Já falamos aqui sobre algumas frutas dessa estação que podem colorir e enriquecer a sua dieta. Agora é hora de listar 3 hortaliças típicas de outubro.

ALCACHOFRA

É difícil elencar rapidamente todos os benefícios que o consumo da alcachofra proporciona à nossa saúde, mas uma de suas principais vantagens é possuir um baixo valor calórico (52kal/100g) e conter fibras em sua composição. Os principais componentes químicos presentes nas folhas da alcachofra são os ácidos fenólicos e  flavonóides que possuem ação antioxidantes e  anti-inflamatória.

A safra da alcachofra começa em agosto, mas o pico acontece em meados de setembro e outubro. Esta é uma excelente hora para consumi-la in natura.

COUVE-FLOR

Somente um argumento já é suficiente para convencer você a colocar couve-flor no seu prato: o fato de ele ser um dos 20 vegetais mais bem pontuados do ANDI, o Índice de Nutrientes e Densidade Agregado. Isso quer dizer que ele fornece uma grande quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais ao passo em que também é muito pobre em calorias — o que o torna ideal também para quem quer emagrecer.

Aproveite a safra em alta, que termina agora em outubro, para comprar couve-flor. Você identifica as melhores opções pela aparência. Se estiver com tom meio amarelado ou amarronzado, evite, mas se vier acompanhada de folhas verdes junto ao caule, pode colocar na sacola. Consuma a couve-flor em até cinco dias e use-a para diversos fins na cozinha, já que é um alimento versátil. Pode colocar na salada, cozinhar ou comer até como acompanhamento de um prato principal.

MANJERICÃO

Muitas pessoas têm o costume de plantar folhas de manjericão em casa. E quem planta, sabe que a hortaliça pode ser encontrada em abundância em diversas épocas do ano. Mas um período específico, que começa em outubro e termina no final do ano, é o mais indicado para você colher ou comprar na feira.

Além disso, qualquer um pode usar a hortaliça para fazer chás ou como tempero em diversas receitas.

Hortifruti, 20 de outubro de 2017

E a cor do Ano Novo é: verde-escuro!

Notícia

Na hora de escolher o look do réveillon ou de montar seu prato, invista no verde-escuro. Roupas dessa cor simbolizam sorte e alimentos possuem nutrientes importantes! ...

27/12/2017

Maçã geneticamente modificada chega aos supermercados dos EUA

Notícia

Fruta geneticamente modificada (GM) para não escurecer depois de cortada começou a ser comercializada em novembro ...

14/11/2017

Melão brasileiro

Melão brasileiro tem pegada de carbono 50% menor do que o do exterior

Notícia

Pegada de carbono do melão brasileiro é metade da encontrado em frutos produzidos no exterior. Entenda porque isso é importante ...

21/11/2018