facebook
Voltar para a lista

Para enfiar o pé na jaca

21/03/2018

Jaca

A jaca é famosa por sua viscosidade e seu aroma forte e marcante. São essas mesmas características que fazem algumas pessoas torcerem o nariz para a fruta. Entretanto, mesmo não sendo popular entre alguns, ela tem grande importância cultural e características nutricionais relevantes.

Uma das maiores frutas cultivadas, seu formato é ovalado e seu tamanho que pode ultrapassar os 70 centímetros e chegar a 40 quilos. Essa delícia tropical possui casca amarelada com superfície áspera e, quando madura, apresenta pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada um contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa. O número médio de frutos produzidos por planta é de 45 e a produtividade é chega a 475 kg/planta.

No Brasil, as principais variedades comercializadas são jaca-dura, ótima para usar na culinária; jaca-mole, mais consumida in natura; e jaca-manteiga. Encontrar a fruta pode não ser tão fácil quanto achar outras frutas como a uva e a banana, mas, mesmo assim, é possível achá-la em mercados e feiras. Quem ama a fruta ainda tem uma excelente ferramenta: existe um mapa colaborativo chamado Mapa das Jacas, que possui a localização das jaqueiras em locais públicos dos estados brasileiros.

Encantado com a gigante das frutas? No texto abaixo você confere mais cinco curiosidades dessa fruta que é enorme no tamanho e no sabor.

 

1 – O pé de jaca é alto

Apesar do grande tamanho de seus frutos, a jaqueira é uma árvore de porte ereto, elevada (atinge de 20 a 25 metros), de copa densa e irregular. Por isso atenção ao plantar uma jaqueira, seus frutos podem fazer grande estrago quando caem de maduro. A jaqueira ainda tem uma bonita floração que ocorre, principalmente entre janeiro e março com vários picos ao longo do ano.

 

2 – A jaca é a queridinha dos veganos

Quando cozida ainda verde, tem sabor neutro e textura fibrosa, que ser comparada à do frango desfiado. Por esse motivo, veganos e vegetarianos têm verdadeira paixão pelo alimento. A carne de jaca é utilizada em diversas receitas, como, por exemplo, a coxinha de jaca verde, uma versão do popular salgado. Há quem diga que a “carne de jaca” tem um gosto que lembra o do palmito e, por isso, a chamam de palmito de jaca.

 

3 – É originaria da Ásia

Acredita-se que a jaca seja originária da Ásia, mais especificamente da Índia. Pertencente a família do figo e da amora, essa fruta exótica chegou ao Brasil no século XVIII.

 

4 – A fruta é inspiração para ditados populares

Dois ditados populares do Brasil, tem a jaca como personagem principal, mas a origem deles é muito diferente. No nordeste é comum ouvir que “fulano é casca de jaca” quando se quer destacar a personalidade difícil. Isso acontece por causa da casca dura e áspera da fruta.

Outro dizer muito comum é o “enfiar o pá na jaca” para quem exagerou nas comidas ou bebidas. Para alguns, a imagem literal de alguém e enfiando o pé na jaca é suficiente para associar à situação de exagero. Mas, na verdade, esse dizer não tinha nada a ver com a jaca quando foi criado.

Nos séculos XVII e XVIII, o transporte de cargas e mercadorias ganhou grande espaço. Naquela época, profissionais conhecidos como tropeiros realizavam esse serviço no lombo de mulas geralmente equipadas com cestos feitos de cipó ou bambu onde carregavam a mercadoria. Esses cestos eram chamados de jacá.

Em algumas situações, os tropeiros interrompiam ou terminavam as suas viagens e acabavam consumindo grande quantidades de bebida. Depois de embriagados, era comum que esses tropeiros passassem dificuldade para subir no lombo dos animais e enfiasse o “pé no jacá” por engano. O tempo passou e o cesto virou fruta.

 

5 – É uma ótima opção de alimentação saudável

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), a jaca apresenta minerais como o manganês, o magnésio e o potássio. Além disso, contém vitaminas C e do complexo B.

Cada 100 gramas da fruta crua têm 88 kcal e 2,4 gramas de fibra alimentar que auxilia o sistema digestivo. Entretanto, vale lembrar que a jaca é ingrediente de diversos preparos e, alguns deles são calóricos. É o caso, por exemplo, da sua versão caramelizada que apresenta alto teor de açúcar.

 

Fonte: Hortifruti, 21 de março de 2018

Cambuci

Conhece o cambuci? Seja o bairro ou a fruta, você vai se surpreender!

Notícia

Típica de São Paulo, essa fruta lembra um disco voador. Achou curioso? Saiba mais sobre o Cambuci! ...

01/08/2018

Vinagreira

Farta no Maranhão, vinagreira é versátil e não tem nada a ver com vinagre

Notícia

Presente no cotidiano de todo maranhense, a vinagreira possui esse nome graças ao azedinho típico de seu sabor. Conheça mais dessa hortaliça ...

18/07/2018

Durian

Saiba por que o Durian é uma fruta proibida da Ásia

Notícia

Mesmo sendo famosa pelo odor forte e desagradável, a Durian ainda é muito consumida em países asiáticos ...

11/06/2019