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Pequi: o ouro do cerrado

09/05/2018

pequi

Para quem é do centro-oeste, esta fruta é uma velha conhecida. Com safra entre outubro e janeiro, o pequi é nativo do cerrado brasileiro, consumido largamente por todo o estado de Goiás e nos adjacentes. De tronco tortuoso e galhos com fissuras e cristas, o pequizeiro atinge até 10 metros de altura. A fruta apresenta as cores do Brasil, casca verde e interior amarelo, e recebeu o nome por causa dos inúmeros espinhos encontrados em sua polpa. Na língua indígena, pequi é pele (py) e espinho (qui).

Em virtude dos espinhos, é necessária muita cautela na hora de degustá-lo. O ideal é roê-lo uma vez que morder pode resultar em sérios ferimentos. Essa característica, em maio de 2001, fez o pequi ganhar repercussão nacional. O então senador Saturnino Braga mordeu a fruta e acabou com os lábios deformados. O assunto foi parar nas manchetes de vários jornais do País e a fama negativa do vegetal cresceu.

Entretanto, evitar o pequi fará com que o consumidor prive seu paladar de uma experiência única. Com um sabor peculiar, é um fruto que não aceita meio termo. “Não suporto, não posso nem ver de perto.”, reclamam alguns. “Amo, não vivo sem.”, comemoram outros. Seu cheiro marcante também divide opiniões, há relatos de “perfume inebriante” e “insuportável fedor”.

 

Benefícios do pequi

Vários pesquisadores já se debruçaram sobre os benefícios do pequi. O cientista da Universidade de Brasília (UnB) Cesar Koppe Grisolia, por exemplo, estuda a fruta há mais de duas décadas e atesta que o óleo da polpa contém antioxidantes naturais. O excesso de radicais livres no organismo oxida as células e acelera o envelhecimento. Uma dieta rica em compostos antioxidantes previne esse processo. Além disso, Grisolia revela que o pequi é usado na medicina popular para o tratamento de diversas doenças, principalmente respiratórias.

De Acordo com a Tabela de Composição de Alimentos Brasileira 100g de pequi cru contem 205 calorias proveniente de 13,g de carboidratos, 18g de lipídeos e 2,3g de proteínas. Seu alto teor de fibra alimentar (19g) contribui com o funcionamento intestinal. Apresenta em sua composição vitamina A, C e complexo B, bem como minerais como cálcio, fosforo, magnésio, potássio.

 

Uma lenda para a origem do pequi

No livro Os frutos dourados do pequizeiro a autora Marieta Teles Machado conta que  a árvore do pequi brota da tristeza de uma índia cujo filho, Uadi, é levado de volta ao céu por Cananxuié, o senhor de tudo. Para compensar a perda, ele anuncia:

“Das tuas lágrimas nascerá uma planta que se transformará numa árvore copada. Ela dará flores cheirosas que os veados, as capivaras e os lobos virão comer nas noites de luar. Depois, nascerão frutos. Dentro da casca verde, os frutos serão dourados como os cabelos de Uadi. Mas a semente será cheia de espinhos, como os espinhos da dor de teu coração de mãe. Seu aroma será tão tentador e inesquecível que aquele que provar do fruto e gostar, amá-lo-á para jamais o esquecer. Nenhum sabor o substituirá. Ele há de dourar todos os alimentos com que se misturar e, na mesa em que estiver, seu odor predominará sobre todos”.

 

Aprecie com moderação

Provavelmente, a maneira mais comum de consumi-lo é misturado com arroz. Entretanto, também é relativamente fácil encontrá-lo em um dos pratos típicos de Goiás, a galinhada. Além disso, da polpa também é extraído o azeite de pequi, um óleo usado para fabricação de licores, condimentos e até mesmo na indústria cosmética. Em suma, as possibilidades de aproveitamento são várias e vão desde massas frescas, risotos e até sobremesas.

E você? Faz parte da turma que ama ou odeia o pequi?

 

Fonte: Hortifruti, 09 de maio de 2018

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