facebook
Voltar para a lista

Pesquisas destacam a importância da horta escolar para a educação

O maior desafio dos educadores no século XXI é se adequar a maneira como as crianças e adolescentes pensam para que o conteúdo seja absorvido de maneira satisfatória. Uma boa estratégia é trazer a prática para a aula. Deste modo, a teoria passada em sala ganha exemplos reais e deixa de ser abstrata.

Nesse sentido, pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) destacou que a implementação de hortas escolares contribui para melhorias nas condições de aprendizado dos alunos. Conclusões similares também foram encontradas em pesquisas realizadas pela Prefeitura de Fortaleza, capital do Ceará.

Esses trabalhos sugerem que a horta escolar serve de importante objeto de estudo interdisciplinar. É possível discutir temas como nutrição, alimentação, produção de alimentos, métodos para controle de pragas e plantas indesejadas, além de destacar a importância da conservação do solo. Outro benefício da utilização de hortas escolares é a possibilidade de discutir assuntos ligados à economia doméstica.

Além disso, as crianças e jovens passam a conhecer os vegetais, legumes e frutas e, por terem esse conhecimento, começam a quebrar a resistência a inserir esses alimentos em seu dia a dia. A familiaridade dos mais jovens com as hortaliças é um aspecto tão importante que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou uma coleção de livros sobre hortaliças para crianças. As hortas escolares são mais uma ferramenta para enfrentar o desafio de incentivar o consumo de frutas, legumes e hortaliças.

Fonte: Hortifruti, 15 de dezembro de 2017

Jabuticaba

5 benefícios da jabuticaba: fruta com sabor e versatilidade

Notícia

Conheça 5 benefícios da jabuticaba, essa fruta tipicamente brasileira que tem gostinho de infância e faz muito bem para a saúde ...

alho e cebola

Alho e cebola: o refogado a cara do Brasil

Notícia

Alho e cebola, um combinado de muito sabor que conquistou o Brasil. ...

Reaproveitamento de Alimentos

Reaproveitamento de alimentos: (NÃO) joga fora no lixo!

Notícia

Ramos, talos e cascas podem e devem ser aproveitados em receitas e preparos. Muitas vezes descartadas, essas partes concentram altas quantidades de nutrientes ...