facebook
Voltar para a lista

Rio Grande do Norte é destaque na produção de melão

Com um crescimento contínuo, a produção do melão no Brasil tem ido de vento em popa. Um Estado que vem se destacando na produção do fruto, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), é o Rio Grande do Norte. Localizado na região nordeste, o Estado conta com uma produção de 250 mil toneladas anuais e, junto com o Ceará, é responsável por 90% de toda a produção do País.

O cultivo de melão no Brasil é relativamente novo. Dados IBGE apontam que, no ano de 1995, os agricultores brasileiros produziram 159.267 toneladas da fruta. Já em 2015 o número saltou para 521.596 toneladas, o que representa um crescimento de 227%. Tal salto foi fortemente influenciado pelo Rio Grande do Norte. Por adotar um sistema de irrigação, majoritariamente, a partir de poços tubulares, o Estado sofreu menos com a crise hídrica que atinge a região.

Ainda assim, é exatamente a questão hídrica que apresenta o maior desafio para os produtores potiguares. O Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex) afirma que procurar alternativas para o abastecimento de água das regiões produtoras é fundamental, uma vez que há cinco anos as chuvas no Estado estão abaixo da média.

O melão produzido no Rio Grande do Norte abastece o mercado brasileiro durante o ano todo, mas o mercado internacional também sente o gostinho da nossa fruta. Países como Inglaterra e Espanha estão entre os importadores de destaque, mas esse posto em breve vai ganhar concorrência. Novos mercados para exportação, como Argentina, Chile, Japão e Vietnã já são analisados e os embarques para a China já se encontram em um futuro próximo. É o mundo se rendendo ao sabor do melão potiguar.

Hortifruti, 24 de outubro de 2017

Crucíferas são hortaliças que fazem vem a saúde

Crucíferas: você sabe o que são?

Notícia

Se essa pergunta te deu um nó na cabeça, esse texto é para você. Conheça as brássicas e saiba o motivo pelo qual elas são importantes para a alimentação! ...

Reaproveitamento de Alimentos

Reaproveitamento de alimentos: (NÃO) joga fora no lixo!

Notícia

Ramos, talos e cascas podem e devem ser aproveitados em receitas e preparos. Muitas vezes descartadas, essas partes concentram altas quantidades de nutrientes ...

Quero ser grande! Brasil busca lugar de destaque na exportação de frutas

Notícia

Parceria entre Abrafrutas e Apex-Brasil tem como objetivo aumentar valor e volume de frutas exportadas ...