facebook
Voltar para a lista

Segurança dos Alimentos: Alimento brasileiro é seguro, afirma Anvisa

16/10/2017

Segurança dos alimentos: alimento brasileiro é seguro

Segurança dos alimentos é um dos assuntos mais importantes quando falamos de produção e consumo. O mais recente relatório do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que 99% dos alimentos brasileiros são seguros. “O alimento brasileiro in natura é seguro para consumo e temos de lembrar que frutas e hortaliças são essenciais para a dieta da população”, disse o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa.

Portanto, consumir frutas, verduras e hortaliças não representa risco para a saúde, muito pelo contário. Esses alimentos são ricos em nutrientes e auxiliam o bom funcinamento do organismo. Além disso, graças a grande variedade de opções, esse alimentos deixam os pratos mais coloridos e saoborosos.

 

Relatório sobre segurança dos alimentos testou mais de 12 mil amostras

O levantamento avaliou mais de 12 mil amostras de alimentos entre os anos de 2013 e 2015. O estudo foi conduzido nos 27 estados do Brasil e no Distrito Federal. Entre os itens analisados estão cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes que representam mais de 70% dos produtos de origem vegetal consumidos pela população brasileira. A conclusão do relatório sobre a segurança dos alimentos é que praticamente todas as amostras estão livres de resíduos agrotóxicos que representam risco agudo à saúde.

A avaliação do risco agudo para saúde está relacionada às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento que contenha resíduos. Este tipo de avaliação é muito utilizado em países da Europa, nos Estados Unidos e no Canadá. Nos EUA, 99,6% das verduras estão dentro das normas de segurança.

 


VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR

Agrotóxicos: perigos, riscos e percepções

Afinal, alimentos orgânicos são mais seguros que os convêncionais?


 

Para o presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA, Luciano Vilela, o PARA consolida o trabalho do setor produtivo na defesa da segurança alimentar. “A pesquisa deixou claro para a população que não há riscos em consumir frutas, legumes e verduras”, afirmou.

 

Entenda o que é um alimento seguro

Essa pesquisa sobre segurança dos alimentos brasileiros desenvolvida pela Anvisa é extremamente importante, pois interfere diretamente na saúde. De acordo com o Codex Alimentarius, para ser considerado seguro, um alimento precisa proporcionar segurança no consumo. Ou seja não deve causa dano ao consumidor.

É preciso que não existam nenhum contaminante no produto. Esses contaminantes são:

  • contaminantes físicos (metais, plásticos, fragmentos de insetos ou roedores);
  • contaminantes químicos (sanitizantes, drogas veterinárias, pesticidas e metais pesados);
  • contaminantes biológicos (bactérias, fungos, toxinas e vírus).

 

A pesquisa da Anvisa foi desenvolvida para verificar a qualidade do alimento brasileiro e podemos dizer que o Brasil passou no teste.

 

Fonte: Anvisa, 16 outubro de 2017

Raízes comestíveis: você sabia que elas existem?

Notícia

Uma excelente forma de variar a alimentação é incluir raízes comestíveis nas refeições. Conheça algumas opções ...

12/04/2019

Cenário Hortifruti Brasil 2018

Relatório Cenário Hortifruti Brasil 2018 mostra que geração de empregos é destaque

Notícia

Estudo inédito revela que o cultivo de frutas e hortaliças gera, em média, 25 postos de trabalho a cada 10 hectares (ha). Para a cultura da soja, um emprego é gerado a cada 10 ha ...

31/10/2018

Guavira

Guavira: conheça a fruta símbolo do Mato Grosso do Sul

Notícia

Ser símbolo de um estado não é para qualquer um. A guavira, fruta do Cerrado, conquistou esse posto e hoje é a fruta que representa o Mato Grosso do Sul ...

25/07/2018