facebook
Voltar para a lista

Sustentabilidade e hortaliças: uma combinação possível

23/10/2017

Lançado na última segunda-feira (16), o livro “Sustentabilidade e horticultura no Brasil – da retórica à prática” é mais uma iniciativa de estímulo ao consumo e à redução do desperdício de hortaliças. Primeira publicação do gênero produzida pela Embrapa Hortaliças, o livro conta com artigos de pesquisadores e de professores, todos especialistas em diferentes áreas da produção agrícola.

A coletânea de 15 textos tem como fio condutor as experiências compartilhadas por seus 20 autores nos trabalhos de pesquisas desenvolvidas com hortaliças. Para o pesquisador Carlos Lopes, que divide a edição técnica do livro com a pesquisadora Maria Thereza Pedroso, existe muito palpite e pouca informação técnica sobre a questão da sustentabilidade. “A ideia do livro nasceu dessa necessidade de informação técnica que identificamos”, afirma.

“A questão da sustentabilidade não dá para ser discutida de modo polarizado e simplista, sem aprofundar a questão ambiental, econômica e social. O equilíbrio sensato das discussões sobre os pilares da sustentabilidade é o que se deve buscar para atender os anseios das diferentes formas de agricultura. Há lugar para todos!”, acentua Lopes.

Na mesma linha de argumentação, Maria Thereza ressalta que para alcançar a sustentabilidade na produção de hortaliças só há um caminho, o da ciência. “Isso quer dizer desenvolver tecnologias que levem às menores externalidades ambientais negativas possíveis, já que toda atividade econômica, a exemplo da agricultura, gera externalidades”, pontua.

Fonte: CNA, 23 de outubro de 2017

O que é Ora-Pro-Nobis?

O que é ora-pro-nóbis? Conheça a tradição da culinária mineira

Notícia

Ainda pouco difundido como alimento, o ora-pro-nóbis é rico em proteína e muito utilizado nas receitas mineiras. Chegou a hora do Brasil inteiro conhecê-lo! ...

06/06/2018

Alimentos transgênicos

Alimentos transgênicos: o que são e quais suas características?

Notícia

Alimentos transgênicos não apresentam riscos para a saúde e podem trazer benefícios para a população. ...

13/09/2019

Melancia: de sabor doce e suave, se destaca por ser tão refrescante

Notícia

A melancia, apreciada por seu sabor doce e suave, também mata a sede por apresentar mais de 90% de água em sua composição. ...

07/11/2019