Tamarindo: conheça a fruta eternizada pelo Chaves
O tamarindo é a uma das frutas mencionadas na famosa cena da barraca de suco do Chaves – personagem que dá nome ao famoso seriado mexicano.
Em um dos icônicos capítulos da cultuada série, na tentativa de venda, o simpático menino que dá nome ao programa tenta convencer seus clientes a experimentar um suco de groselha que parece de limão e tem gosto de tamarindo.
Para muitos brasileiros, essa foi a primeira vez que se ouviu falar da fruta. Isso porque, apesar de bastante conhecida no mundo, o tamarindo ainda não é muito consumido no País.
De aparência exótica, o tamarindo lembra uma vagem. Sua coloração, entretanto, é diferente – os tons de marrons são mais presentes. Na parte interna, é possível encontrar uma polpa carnuda, mole e com sabor que é doce e ácido ao mesmo tempo. Cada fruta apresenta de uma a dez sementes que, à medida que a fruta vai amadurecendo, vão ficando maiores e mais presas à polpa.
VEJA TAMBÉM
Como ter uma alimentação saudável: saiba o que pode estar te sabotando
Higienização de hortifruti: como fazer corretamente
A árvore do tamarindo, o tamarindeiro, é frondosa, bonita e de sombra bem fresca, podendo atingir até 25 metros. Apresenta flores de cores amarela e vermelha. Essas, quando novas, são muito utilizadas no preparo de saladas.
O tamarindeiro tem origem africana e se desenvolve muito bem em climas com forte presença de luz e calor. É muito cultivado na Índia. No Brasil, o cultivo da fruta acontece principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
O nome em português é uma adaptação de como os árabes chamavam o tamarindo: “Tamr al-Hindi”, ou seja tâmara da índia.
A temperatura média ideal para o desenvolvimento da planta é de 25ºC, preferencialmente em regiões de clima tropical úmido ou árido.
É fruta ou é legume?
O nome científico do tamarindo é Tamarindus indica L. Seu gênero botânico pertence à família Fabaceae (leguminosas). Dessa forma está classificada como um legume.
Mas então, ele não é mesmo uma fruta?
A resposta é que sim. Ele também é uma fruta. A divisão em frutas legumes e verduras, não é a oficial. É apenas a forma popular de como cada vegetal ficou conhecido pelos consumidores.
SAIBA MAIS
Entenda a divisão das hortaliças em frutas, legumes e verduras
Nessa divisão, as frutas são todos os legumes que tem sabor cítrico ou doces. Assim, o tamarindo é uma fruta e também um legume.
No mundo dos cosméticos
No mercado já existem produtos para pele e cabelo que levam o tamarindo como ingrediente. Acredita-se que a fruta possa possa proteger o cabelo contra raios ultravioleta (UV), além de hidratar e dar brilho. Apesar dessas aplicações, ainda não existem evidências científicas dos efeitos da fruta para esses usos.
Composição Nutricional
De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), cada 100 gramas de tamarindo cru conta com 295 calorias, 3 gramas de proteína, 5 gramas de lipídios, 70 gramas de carboidrato, 6 gramas de fibra alimentar. Além disso, são 40 mg de cálcio e algumas outras vitaminas e minerais como potássio, fósforo, ferro, zinco, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C.
Esses dados podem impressionar, porém, é importante destacar que a porção usual da fruta é de 20 gramas. Com essa quantidade, a fruta apresenta 55 calorias, 1,28 gramas de fibra, alimentar, 1 grama de lipídeos e 144 miligramas de potássio.
O potássio é um mineral muito importante para o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo
Por ter um sabor agridoce, o tamarindo pode ser utilizado em preparos doces quanto salgados. É comum encontrá-lo em molhos, sorvetes, doces, conservas e etc a base da fruta. Confira algumas opções práticas para incluí-lo na sua rotina alimentar
Suco de Tamarindo
Não é o suco do “Chaves”, mas pode ter certeza que é delicioso. Para essa receita você vai precisar de:
- 100 gramas da polpa da fruta
- 2 copos de água
- Suco de 2 limões
- Mel a gosto.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva bem gelado.
Chá de Tamarindo
Para quem prefere uma bebida quente, uma boa pedida é o chá de tamarindo. Para essa receita separe:
- 100 gramas da folha do tamarindo
- 1 litro de água
- Açúcar (ou mel) a gosto
Ferva a água e coloque as folhas em imersão por cerca de 15 minutos. Coe e sirva ainda quente.
Chutney de Tamarindo
O chutney de tamarindo é um molho indiano muito apreciado por quem gosta da culinária do País. É muito consumido com as chamuças – espécie de pastel triangular. Para o preparo você vai precisar de:
- 2 colheres de sopa de pasta de tamarindo
- 5 colheres de sopa de água
- 1 colher de chá de chili em pó
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- Folhas de coentros.
De posse dos ingredientes é preciso atenção ao modo de preparo. Em uma tigela, coloque a pasta de tamarindo e aos poucos acrescente a água até que a mistura fique líquida. Adicione o gengibre e chile devagar e mexa bem. Por fim, acrescente o sal e a açúcar e misture. Na hora de servir acrescente o coentro a gosto. Coma com pão, torradas ou o que achar melhor.
Fonte: Hortifruti, 03 de julho de 2019

Feijão: uma mania nacional
Notícia
Quando combinado com o arroz, o feijão fornece todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo ...

Tudo sobre cebola: conheça uma das hortaliças mais consumidas no mundo
Notícia
Com mais de 50 variedades produzidas no Brasil, a cebola tem lugar de destaque no prato dos brasileiros e na economia do País! ...

Cacau: o ouro negro ressurge no cenário brasileiro
Notícia
Vedete da Páscoa, o cacau, matéria-prima do chocolate, ressurge no mercado nacional apesar das dificuldades de cultivo ...