facebook
Voltar para a lista

Tamarindo: conheça a fruta eternizada pelo Chaves

03/07/2019

Tamarindo

O tamarindo é a uma das frutas mencionadas na famosa cena da barraca de suco do Chaves – personagem que dá nome ao famoso seriado mexicano.

Em um dos icônicos capítulos da cultuada série, na tentativa de venda, o simpático menino que dá nome ao programa tenta convencer seus clientes a experimentar um suco de groselha que parece de limão e tem gosto de tamarindo.

Para muitos brasileiros, essa foi a primeira vez que se ouviu falar da fruta. Isso porque, apesar de bastante conhecida no mundo, o tamarindo ainda não é muito consumido no País.

De aparência exótica, o tamarindo lembra uma vagem. Sua coloração, entretanto, é diferente – os tons de marrons são mais presentes. Na parte interna, é possível encontrar uma polpa carnuda, mole e com sabor que é doce e ácido ao mesmo tempo. Cada fruta apresenta de uma a dez sementes que, à medida que a fruta vai amadurecendo, vão ficando maiores e mais presas à polpa.


VEJA TAMBÉM

Como ter uma alimentação saudável: saiba o que pode estar te sabotando

Higienização de hortifruti: como fazer corretamente


A árvore do tamarindo, o tamarindeiro, é frondosa, bonita e de sombra bem fresca, podendo atingir até 25 metros. Apresenta flores de cores amarela e vermelha. Essas, quando novas, são muito utilizadas no preparo de saladas.

O tamarindeiro tem origem africana e se desenvolve muito bem em climas com forte presença de luz e calor. É muito cultivado na Índia. No Brasil, o cultivo da fruta acontece principalmente nas regiões Norte e Nordeste.


O nome em português é uma adaptação de como os árabes chamavam o tamarindo: “Tamr al-Hindi”, ou seja tâmara da índia.


A temperatura média ideal para o desenvolvimento da planta é de 25ºC, preferencialmente em regiões de clima tropical úmido ou árido.

 

É fruta ou é legume?

O nome científico do tamarindo é Tamarindus indica L. Seu gênero botânico pertence à família Fabaceae (leguminosas). Dessa forma está classificada como um legume.

Mas então, ele não é mesmo uma fruta?

A resposta é que sim. Ele também é uma fruta. A divisão em frutas legumes e verduras, não é a oficial. É apenas a forma popular de como cada vegetal ficou conhecido pelos consumidores.


SAIBA MAIS
Entenda a divisão das hortaliças em frutas, legumes e verduras


Nessa divisão, as frutas são todos os legumes que tem sabor cítrico ou doces.  Assim, o tamarindo é uma fruta e também um legume.

 

No mundo dos cosméticos

No mercado já existem produtos para pele e cabelo que levam o tamarindo como ingrediente.  Acredita-se que a fruta possa possa proteger o cabelo contra raios ultravioleta (UV), além de hidratar e dar brilho. Apesar dessas aplicações, ainda não existem evidências científicas dos efeitos da fruta para esses usos. 

 

Composição Nutricional

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), cada 100 gramas de tamarindo cru conta com 295 calorias, 3 gramas de proteína, 5 gramas de lipídios, 70 gramas de carboidrato, 6 gramas de fibra alimentar. Além disso, são 40 mg de cálcio e algumas outras vitaminas e minerais como potássio, fósforo, ferro, zinco, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C. 

Esses dados podem impressionar, porém, é importante destacar que a porção usual da fruta é de 20 gramas. Com essa quantidade, a fruta apresenta 55 calorias, 1,28 gramas de fibra,  alimentar, 1 grama de lipídeos e 144 miligramas de potássio.


O potássio é um mineral muito importante para o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo


o que dá para fazer com tamarindoPor ter um sabor agridoce, o tamarindo pode ser utilizado em preparos doces quanto salgados. É comum encontrá-lo em molhos, sorvetes, doces, conservas e etc a base da fruta. Confira algumas opções práticas para incluí-lo na sua rotina alimentar 

Suco de Tamarindo

Não é o suco do “Chaves”, mas pode ter certeza que é delicioso. Para essa receita você vai precisar de:

  • 100 gramas da polpa da fruta
  • 2 copos de água
  • Suco de 2 limões
  • Mel a gosto.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva bem gelado. 

Chá de Tamarindo 

Para quem prefere uma bebida quente, uma boa pedida é o chá de tamarindo. Para essa receita separe:

  • 100 gramas da folha do tamarindo
  • 1 litro de água
  • Açúcar (ou mel) a gosto

Ferva a água e coloque as folhas em imersão por cerca de 15 minutos. Coe e sirva ainda quente.

Chutney de Tamarindo

O chutney de tamarindo é um molho indiano muito apreciado por quem gosta da culinária do País. É muito consumido com as chamuças – espécie de pastel triangular. Para o preparo você vai precisar de:

 

  • 2 colheres de sopa de pasta de tamarindo 
  • 5 colheres de sopa de água 
  • 1 colher de chá de chili em pó 
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó 
  • 1/2 colher de chá de sal 
  • 1 colher de chá de açúcar
  • Folhas de coentros.

De posse dos ingredientes é preciso atenção ao modo de preparo. Em uma tigela, coloque a pasta de tamarindo e aos poucos acrescente a água até que a mistura fique líquida. Adicione o gengibre e chile devagar e mexa bem. Por fim, acrescente o sal e a açúcar e misture. Na hora de servir acrescente o coentro a gosto. Coma com pão, torradas ou o que achar melhor.

 

Fonte: Hortifruti, 03 de julho de 2019

Caju

Caju: delícia tropical

Notícia

Uma das frutas símbolos da tropicalidade brasileira, o caju ainda guarda curiosidades e benefícios incríveis. Conheça ...

31/01/2018

Jaracatiá

Jaracatiá: descubra os segredos dessa fruta também chamada de mamão bravo

Notícia

O jaracatiá é uma das frutas consideradas típicas e exóticas do nosso país. Se você ainda não tinha ouvido falar, essa é a hora! ...

28/05/2019

A agricultura precisa realmente dos agrotóxicos?

Entrevista

O pesquisador da Embrapa Fernando Adegas revela por que a produção agrícola tropical precisa lançar mão de tecnologias para ser competitiva ...

16/10/2017