Tempero verde – cheiro de sabor e saúde
Talvez você não saiba, mas com certeza já se deparou com o tempero verde em algum prato. Isso porque ele é um dos ingredientes mais comuns nas receitas salgadas do Brasil. Também chamado de cheiro verde, é composto por uma combinação de ervas que garante aroma e sabor às preparações.
Apesar de corriqueiro, há dificuldade em definir exatamente do que ele é feito. A razão para isso é o fato de o tempero verde ser utilizado em todas as regiões brasileiras e cada lugar adicionou um toque especial a ele.
Tempero verde nas regiões do Brasil

Na região Sudeste, o cheiro verde é composto de salsinha e cebolinha.
Já na região Nordeste, essa mistura ganha mais um integrante: o coentro.
Nos estados do Norte, é comum encontrar o tempero verde com a “chicória do Amazonas” – uma erva local.
Mesmo dentro de uma mesma região, é possível encontrar variações. Os baianos, ainda que façam parte do Nordeste, por vezes acrescentam pimenta dedo de moça à mistura.
VEJA TAMBÉM
Higienização de hortifruti: como fazer corretamente
As ervas do tempero verde e seus benefícios
Mas não importa a região, todas as versões do tempero verde fazem uma combinação que inclui salsinha e cebolinha.
Salsinha
Muitas pessoas não sabem, mas salsa e salsinha são a mesma coisa. A salsinha, que é fácil de encontrar em qualquer época do ano, pertence ao gênero Petroselinum. Assim, podem ser consideradas salsinhas as espécies: Petroselinum sativum, P. crispum, P. hortense e P. tuberosum.
Aspectos nutricionais
De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), a espécie P. hortense apresenta em sua composição minerais, como manganês, fósforo e ferro, com grande destaque para a quantidade de potássio. Da mesma forma, contém vitamina C, E e do Complexo B.
Cebolinha
A cebolinha é uma das hortaliças mais apreciadas na alimentação humana. É encontrada com facilidade em grandes centros comerciais, em mercados locais e lojas de frutas e legumes. Pode ser consumida fresca ou desidratada.
Por conta da nomenclatura, ocorre alguma confusão entre a cebolinha e a cebolinha-francesa, mas a versão comum possui cor verde-claro e produz pequenos bulbos cônicos esbranquiçados.
Aspectos nutricionais
Estudos recentes indicam que as duas tem nutrientes similares. Destacam-se a baixa acidez e elevado teor de clorofila, compostos associados a benefícios à saúde humana. De acordo com a Taco, a planta apresenta em sua composição potássio e vitamina C.
Coentro
O coentro é uma erva desperta paixões: é amado ou odiado. De sabor marcante, é encontrado em alguns preparos regionais.
Sua origem é incerta, mas sabe-se que os antigos egípcios já a utilizavam para embalsamar corpos e como planta medicinal (eles acreditavam que o vegetal tinha propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, promovia o alívio de dores das articulações e reumatismos).

Aspectos nutricionais
Segundo a Taco, o 100 gramas de coentro apresentam 37,3 gramas de fibra alimentar – número que supriria a necessidade diária de 25 gramas, porém não é comum o consumo dessa quantidade de coentro. Além disso, a mesma quantidade da erva possui 784 mg de cálcio e 3223 mg de potássio.
Como fazer o tempero verde em casa
Quem gosta de tempero verde sabe que essa combinação de plantas pode ser encontrada já em conjunto em mercados e feiras. Entretanto, é possível comprar as ervas separadamente e criar sua própria versão.
Além de comprar nas feiras e mercados, você também pode ter as ervas à sua disposição em sua horta caseira. Saiba como criar uma clicando aqui
- Escolha boas unidades de salsinha e cebolinha;
- Se quiser, acrescente alguma outra erva para dar um toque pessoal (a quantidade varia de acordo com o gosto de cada um);
- Lave bem as ervas escolhidas;
- Seque-as em papel absorvente para retirar o excesso de água das folhas;
- Pique-as e misture.
A combinação de temperos deve ser armazenada em um pote que feche bem, forrado com papel absorvente, essa estratégia previne uma guerra química na sua geladeira.
Como usar o tempero verde
O tempero verde pode ser utilizado em diversas preparações e de diversos modos. Há até mesmo receitas de sucos que levam a combinação. Nos preparos salgados, é comum encontrar o cheiro verde no refogado, como tempero de salada ou como base de sopas.
O suco de frutas ganha um toque a mais de sabor com a inclusão do tempero. A combinação mais o adiciona ao suco composto de abacaxi, pepino e maçã. Segundo a cultura popular, a bebida tem função diurética e relaxante, entretendo, não existem comprovações científicas sobre isso.
Que tal conhecer mais das frutas e hortaliças brasileiras? Assim como o tempero verde, vários alimentos são típicos das terras brasileiras. Conheça os alimentos típicos de Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Fonte: Hortifruti, 09 de maio de 2019

Alimentos transgênicos: o que são e quais suas características?
Notícia
Alimentos transgênicos não apresentam riscos para a saúde e podem trazer benefícios para a população. ...

Mandioca: conheça o alimento tipicamente brasileiro
Notícia
Mandioca, um alimento diverso em variedades e formas de consumo. Conheça essa raiz de dar água na boca. ...

Confira quais são as pimentas mais ardidas do mundo
Notícia
Ardida e saborosa, a pimenta é um caso de amor (ou de ódio). Conheça as cinco pimentas mais ardidas do mundo e se desafie a encará-las ...