facebook
Voltar para a lista

Tipos de vitaminas – saiba quais são e onde encontrá-las

12/02/2019

Vitaminas

A ingestão de diversos tipos de vitaminas é fundamental para quem busca melhorar a qualidade de vida. Elas são chamadas de micronutrientes e estão presentes em diversos alimentos, com grande destaque para frutas, legumes e verduras.

Cabe destacar ainda que esses nutrientes não são produzidas pelo organismo e só conseguimos obtê-las por meio da alimentação. Por isso, refeições equilibradas são muito importantes.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre os tipos de vitaminas e saber em quais alimentos encontrá-las, venha conosco que a gente explica. Com essas informações, você poderá melhorar a sua alimentação e a da sua família.


SAIBA MAIS

Conheça a diferença entre frutas, legumes e verduras

Agrotóxicos: saiba o que é mito e o que é vedade


Tipos de vitaminas

As vitaminas podem ser divididas em dois tipos. As hidrossolúveis – solúveis em água e absorvidas pelo intestino, e as lipossolúveis – solúveis em gordura. Confira a divisão:

Vitaminas hidrossolúveis

B1, B2, B5, B6, B7, B9 e B12 e C.

Essas vitaminas quando são ingeridas em quantidades maiores do que a necessidade do organismo são eliminadas pela urina.

Vitaminas lipossolúveis

A, D, E e K.

O local de armazenamento das vitaminas lipossolúveis é variado. As vitaminas A, D e K são armazenadas no fígado. Já a vitamina E é armazenada no tecido gorduroso.

 

Vitaminas e onde encontrá-las

Confira agora a função de todos os tipos de vitaminas e descubra em quais alimentos é possível encontrá-las.onde encontrar os tipos de vitaminas

Vitamina A

Também conhecida como retinol, a vitamina A possui um importante papel na visão, no crescimento, no desenvolvimento e manutenção da pele e na imunidade. A deficiência desse nutriente pode, inclusive, causar problemas de visão. A xeroftalmia, conhecida como “doença do olho seco”, pode ocorrer devido à falta de Vitamina A.

Onde encontrar: Alimentos de origem animal (ovos, leite, atum, etc), verduras verde-escuras e em frutas e legumes amarelo-alaranjados, como a cenoura e o milho, por exemplo.

 

Vitamina B1

Também conhecida como tiamina, a vitamina B1 tem papel importante para o sistema circulatório e nervoso. A sua deficiência está associada com a falta de apetite, fraqueza, irritabilidade, alterações na função cardíaca e anormalidades neurológicas.

Onde encontrar: Berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.


VEJA TAMBÉM

Frutas energéticas: excelente opção para o café da manhã

Frutas, legumes e hortaliças orgânicas são mais nutritivas que as convencionais?


Vitamina B2

Também é chamada de riboflavina, é importante para o organismo porque participa de funções como estimular a produção de sangue e manter o metabolismo adequado. Alguns estudos apontam que essa vitamina também auxilia na prevenção de enxaquecas

Onde encontrar: Vegetais folhosos (couve, brócolis, espinafre, repolho, agrião, entre outros), ovos, carne, semente de girassol, ervilha, e em maior quantidade, na soja, no leite e em frutos do mar.

 

Vitamina B5

Conhecida como ácido pantotênico, favorece a cicatrização de feridas e ajuda a controlar o colesterol e os sintomas da artrite reumatoide.

Assim como a vitamina B2, a vitamina B5 tem uma função importante na nossa disposição diária. Ela atua no metabolismo e faz com que as gorduras e os carboidratos ingeridos sejam quebrados para haver a transformação desses nutrientes em energia.

Onde encontrar: Abacate, fígado, farelo de trigo e queijos

 

Vitamina B6

Também chamada de piridoxina, ela ajuda a produzir anticorpos, prevenir anemia e produzir energia a partir de proteínas e carboidratos.

Onde encontrar: Abacate, batata, salmão, espinafre, frango, banana, alho, avelã, semente de girassol.

 

Vitamina B7

Mais conhecida como biotina, ela tem importante papel na ativação do metabolismo. Além disso, atua na hidratação e no fortalecimento de unhas, pele e cabelos. Ajuda no controle da glicemia em casos de diabetes tipo 2.

Onde encontrar: Órgãos de animais, como fígado e rins, e em alimentos como gema de ovo, cereais integrais e nozes.

 

Vitamina B9

Também conhecida como ácido fólico ou folacina, possui fundamental importância para o nosso organismo já que é responsável pela formação de proteínas e hemoglobina. O ácido fólico também é importante para um bom desenvolvimento fetal e formação do tubo neural.

Onde encontrar: Órgãos de animais, como fígado e rins, e em alimentos como gema de ovo, cereais integrais e nozes.

 

Vitamina B12

Também chamado de cobalamina, ela também auxilia na produção de sangue e manutenção da saúde do sistema nervoso. Este nutriente ainda previne a anemia perniciosa, conhecida como anemia megaloblástica.

Onde encontrar: principalmente em alimentos de origem animal, como peixes, carnes, ovos, queijo e leite. No caso de alimentos de origem vegetal podem ser encontradas em levedo de cerveja e algas marinhas.

 

Vitamina C

A vitamina C é um poderoso antioxidante e, por isso, ajuda no combate os radicais livres. Dessa forma, é possível dizer que a ingestão de vitamina C, quando obedece à recomendação diária contribui para diminuir o risco de incidência de diversas doenças.

Mas, isso não é tudo. O nutriente é fundamental na produção e manutenção de colágeno pelo organismo. O colágeno é uma proteína de rápida absorção que contribui para:

  • a elasticidade e resistência da pele
  • a saúde das unhas e cabelos
  • constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo — como ossos, músculos, tendões e articulações

Onde encontrar: As frutas e os Vegetais são as principais fontes de Vitamina C. Em frutas cítricas a quantidade dessa vitamina é um grande destaque.


TALVEZ VOCÊ SE INTERESSE POR

Armazenamento de alimentos – dicas para organizar suas compras


Vitamina D

A principal função da vitamina D no organismo é facilitar a absorção de cálcio pelo organismo. Por isso é comum ouvir que essa vitamina é fundamental para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes.  Outro importante papel está no auxílio à prevenção de doenças como obesidade e diabetes.

Onde encontrar: Quando falamos de alimentos que apresentam vitamina D, estamos nos referindo à carnes, peixes e frutos do mar. Cogumelos também se destacam  Vale destacar que além dos alimentos, a principal fonte desta vitamina é a sua produção na pele a partir da exposição dos raios do sol.

 

bananaVitamina E

Essa vitamina atua como agente antioxidante, na prevenção de doenças cardiovasculares, e no bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, ela é recomendada para o tratamento de distúrbios de movimento, como a ataxia. Essa doença, inclusive, é comumente relacionada à deficiência de vitamina E

Onde encontrar: amendoim, cereais integrais, soja, semente de girassol, aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) feijão e hortaliças (espinafre).

 

Vitamina K

A vitamina K desempenha funções importantes em nosso organismo. Ela participa do processo de coagulação sanguínea e aumenta a fixação de cálcio na massa óssea. A deficiência dessa vitamina está associada a situações de hemorragia, tanto internas quanto externas.

Onde encontrar: brócolis, couve-flor, o agrião, a rúcula, o repolho, o nabo, a alface, o espinafre e outros vegetais verdes.

 

Agora que você já sabe quais são e onde encontrar os principais tipos de vitaminas, fica muito mais fácil acertar nas compras do mês. Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários para gente!

 

Fonte: Hortifruti, 12 de fevereiro de 2019

Jaracatiá

Jaracatiá: descubra os segredos dessa fruta também chamada de mamão bravo

Notícia

O jaracatiá é uma das frutas consideradas típicas e exóticas do nosso país. Se você ainda não tinha ouvido falar, essa é a hora! ...

28/05/2019

Guavira

Guavira: conheça a fruta símbolo do Mato Grosso do Sul

Notícia

Ser símbolo de um estado não é para qualquer um. A guavira, fruta do Cerrado, conquistou esse posto e hoje é a fruta que representa o Mato Grosso do Sul ...

25/07/2018

Você sabe o que é o picles? Descubra conosco

Notícia

Picles é sempre pepino? Não necessariamente. É possível fazer picles de qualquer vegetal. Conheça mais dessa forma de preparar e consumir alimentos ...

19/09/2018