facebook
Voltar para a lista

Tudo sobre cebola: conheça uma das hortaliças mais consumidas no mundo

12/12/2017

Tudo sobre cebola

Que tal conhecer tudo sobre cebola? Assim como o alho, a cebola (Allium cepa L.) é uma das hortaliças mais utilizadas na composição dos temperos em receitas. Refogada em conjunto com a primeira, é a base de muitos preparos e dá um toque especial ao sabor dos alimentos.

Mas engana-se quem pensa que a hortaliça tem basicamente esta função. A cebola, em muitas ocasiões, é a estrela do prato, como nos anéis de cebola e na cebola frita, assada ou em palha. Independentemente do preparo, trata-se de alimento muito versátil e um dos mais cultivados no mundo.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), já existem registros do cultivo da cebola há mais de 4.000 anos, no antigo Egito. No Brasil, foi introduzida prieiramente pela colonização portuguesa e, principalmente, pela imigração açoriana. O estado líder de produção no País é Santa Catarina, com o munícipio de Ituporanga, que ocupa essa posição desde 1980. Por lá, o plantio da hortaliça é favorecido porque as estações  são bem definidas, as temperaturas baixas e apresenta altitudes que chegam a 860 metros acima do nível do mar.

Além de todas essas características técnicas e históricas, as cebolas ainda guardam outros segredos. Abaixo você confere uma lista com curiosidades sobre o vegetal.

 

Conheça tudo sobre cebola:

Possui diferentes ciclos de produção no Brasil.

A semeadura e colheita (ciclo) da cebola diferem de região para região. Embora todo o país seja propício ao cultivo, as datas são diferentes. No Sul, por exemplo, esse momento ocorre de novembro a abril; no Centro-Oeste, de julho a setembro; Sudeste, de julho a novembro; e Nordeste de maio a julho;

Há 50 variedades nos mercados brasileiros.

Só no Brasil as cebolas são comercializadas em 50 diferentes variedades. As mais populares são a Amarela ou Pera, Branca, Roxa, Doce, Pérolas e as Chalotas. Quais você conhece?

Tem produção familiar.

Quando se fala em cebolas, pouca gente sabe, mas estima-se 70% da safra vem da agricultura familiar! São cerca de 180 mil pequenos produtores trabalhando diretamente com o plantio do alimento. Só em 2016, o faturamento no campo com a cebola girou em torno de 3 bilhões de reais.

Rica em nutrientes

As cebolas contém magnésio, potássio, cálcio e vitaminas.

 

Viu como o alimento que está na sua mesa, prato e receitas todos os dias possui muita história? Qual é a sua variedade de cebolas preferidas?

Fonte: Hortifruti, 12 de dezembro de 2017

bocaiuva

Você conhece o chiclete cuiabano? Descubra a bocaiuva, uma delícia do Mato Grosso

Notícia

Conhecer as plantas regionais do Brasil é uma ótima forma de viajar sem sair de casa. Saiba mais sobre a bocaiuva, uma delícia do Pantanal ...

28/06/2018

Alimentos que ninguém gosta

Conheça o lado bom de alguns alimentos que ninguém gosta

Notícia

Alimentos que ninguém gosta fazem muita gente torcer o nariz. Entretanto, mesmo com a popularidade em baixa, muitos são ótimas opções nutricionais ...

12/09/2018

jilo

Jiló: rejeitado por muitos, mas adorado por alguns

Notícia

Muitas vezes considerado um patinho-feio na culinária, o jiló também tem defensores que ressaltam seus nutrientes e apreciam seu sabor amargo ...

25/04/2018