facebook
Voltar para a lista

Um brinde à fruticultura da Bahia

23/11/2017

“Você já foi à Bahia”? Perguntava a célebre música de Dorival Caymmi que exaltava os pontos positivos de sua terra natal. Quem nunca visitou os ares do maior estado do Nordeste, agora tem mais um motivo: a Bahia vem se destacando na produção de frutas!

Com 4,3 milhões de toneladas produzidas, a fruticultura é uma das atividades que mais gera empregos, renda e promove o desenvolvimento em algumas regiões do Estado, sobretudo no Semiárido. Essa realidade só possível graças aos projetos de irrigação do rio São Francisco. Cidades como Juazeiro são consideradas grandes produtoras de manga, melancia, melão, coco, banana, dentre outros.

Com a chegada da irrigação, até mesmo a produção de vinhos está ganhando espaço no território baiano. O que antes parecia impossível, hoje é realidade. Em meio à caatinga, parreiras estão colorindo a paisagem.  A irrigação permitiu que o solo do Nordeste fosse aproveitado e, o fato da água ser controlada pelo homem permite que a região tenha duas ou mais safras de uvas por ano.

Os vinhedos da região estão se especializando em uvas moscatel, para espumantes e vinhos brancos e uvas syrah, para vinhos tintos. Pouco a pouco o mito da necessidade de temperaturas frias para a produção de um bom vinho vai sendo quebrado, tanto que, em 2012, o vinho Testardi Syrah, produzido na região, foi considerado o melhor tinto nacional.

O clima também determina a diferença do sabor dos vinhos nordestinos, por estarem em uma localização mais quente, os vinhos baianos são jovens e adquirem um sabor mais adocicado, bastante frutado e preservam aromas típicos das frutas produzidas por lá.

Outro ponto que faz a diferença para que a Bahia ganhe relevância no mercado de produção de frutas está no fato do estado ser referência nacional em defesa fitossanitária. A região está livre de diversas pragas que afetam a fruticultura, a exemplo da Sigatoka Negra e Moko da bananeira, HLB e Cancro Cítrico na citricultura, entre outras.

A música de Caymmi nunca foi tão atual.

Um brinde!

Fonte: Hortifruti, 23 de novembro de 2017

Frutas tropicais são matéria prima para conrantes

Frutas tropicais podem ser matéria-prima para corantes naturais

Notícia

Pesquisadores da Embrapa mostram que cascas de frutas tropicais podem ser usadas para produzir corantes naturais e trazer benéficos à saúde ...

16/10/2017

Temperos naturais: opções para dar mais sabor aos preparos

Notícia

Temperos naturais são uma excelente forma de diminuir a quantidade de sal na comida sem abrir mão do sabor. ...

21/01/2019

Pequenas notáveis: mini-hortaliças ganham destaque na mesa do consumidor

Notícia

Técnica para produção de mini-repolhos desenvolvida pelo Incaper promete menor custo e maior rentabilidade ...

19/01/2018