facebook
Voltar para a lista

Saiba como é o uso de agrotóxicos no Brasil

23/04/2019

Uso de agrotóxicos no Brasil

Você fica preocupado com o uso de agrotóxicos no Brasil? É importante saber exatamente o que acontece no campo. Neste texto você vai entender porque o País utiliza agrotóxicos. Além disso, também descobrirá se fazemos uso exagerado e quais os critérios considerados no emprego desses produtos.

Uso de agrotóxicos no Brasil

O clima tropical da maior parte do Brasil fazem com que o ambiente seja muito favorável à proliferação de pragas. Por isso é cada vez mais importante adotar métodos de prevenção e controle dessas pragas. Dentre esses métodos estão os agrotóxicos, também conhecidos como defensivos agrícolas, pesticidas e agroquímicos.

Mas erra quem pensa que a agricultura brasileira é a que mais utiliza agrotóxicos no mundo. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Botucatu, o Brasil está em 7º lugar no emprego de defensivos por área cultivada, em um ranking de 20 países, ficando atrás do Japão, Coréia, Alemanha, França, Itália e Reino Unido.

Uso de agrotóxicos no Brasil - empregos por hectare
Os agrotóxicos devem ser empregados nas culturas agrícolas somente com a autorização de um engenheiro agrônomo

Mesmo com menos aplicação de defensivos por área, o Brasil é eficiente na produção de alimentos.


Além disso, se a análise for feita por volume de produtos agrícolas produzidos, o Brasil cai para 13º lugar. Segundo essa avaliação, passam à frente do País: o Canadá, Espanha, Austrália, Argentina, Estados Unidos e Polônia.

Uso de agrotóxicos no Brasil - empregos por toneladas de produtos
Os agrotóxicos devem ser empregados nas culturas agrícolas somente com a autorização de um engenheiro agrônomo

Tem agrotóxico na minha mesa?

Os agrotóxicos empregados para controlar as pragas no Brasil não são aplicados em alimentos que chegam até a mesa das pessoas. Grande parte desses produtos (81%) são utilizados em quatro culturas – soja, milho, cana-de-açúcar e algodão. Elas são, quase sempre, como matéria-prima para produtos industrializados como a produção de energia (álcool), roupas (algodão) ou ainda para a produção de ração (soja e milho).

agrotóxicos empregados por cultura

O que você deve considerar quanto ao uso de agrotóxicos no Brasil

Os dados relacionados ao uso de agrotóxicos no Brasil consideram o produto formulado, ou seja, o que sai das indústrias químicas e chega ao agricultor. Sendo assim, alguns aspectos devem ser considerados quanto à forma de utilização desses produtos.

1. Muitos dos produtos tratados com agrotóxicos nem sempre são consumidos no País

Os dados referentes ao volume total de agrotóxicos empregado por um determinado país também devem ser avaliados com cuidado. Muitos países, como o Brasil, produzem para exportação. Isso significa que nem tudo que é produzido será consumido no próprio país.

2. Nem sempre os agrotóxicos são aplicados diretamente sobre os alimentos

Parte dos produtos é aplicada no solo, no caule, nas folhas, nas sementes e não necessariamente nos frutos ou na parte comestível da planta. Adicionalmente, a maior parte (60%) dos agrotóxicos empregados é herbicida, ou seja, em plantas daninhas que competem com os cultivos agrícolas por água, luz e nutrientes do solo e que atrapalham seu pleno desenvolvimento.

Os herbicidas nem sempre são usados diretamente nas culturas, e sim antes de seus plantios. Portanto, quando usados desta maneira, não deixam resíduos nas plantas ou nos alimentos.

3. O produto sofre degradação entre a colheita e o consumo

O produto agrícola só pode ser colhido após um período conhecido como intervalo de segurança, que corresponde ao tempo entre última aplicação e a colheita. Durante o intervalo de segurança, os resíduos de agrotóxicos sofrem degradação. Da colheita no campo até serem consumidos pelas pessoas, passam-se vários dias e o agrotóxico degrada ainda mais.

4. Parte dos produtos fica retida às cascas dos frutos ou são eliminadas após o processamento

Parte dos agrotóxicos fica nas cascas dos alimentos que são retiradas antes do consumo. O preparo de alguns alimentos antes do consumo através do cozimento ou fervura, também reduz a quantidade dos resíduos de agrotóxicos. O mesmo pode ocorrer com alimentos processados ou industrializados.


SAIBA MAIS

Agrotóxicos: saiba o que é mito e o que é verdade

PL do veneno: conheça a proposta de alteração na legislação de agrotóxicos


Projeto de lei levanta polêmica sobre o uso de agrotóxicos no Brasil

Com o objetivo de atualizar a legislação dos agrotóxicos de 1989, foi criado o Projeto de Lei 6299/02. Este projeto levantou polêmica sobre o uso de agrotóxicos no Brasil e ficou conhecido como PL do Veneno. O nome está relacionado às alegações de que a nova legislação poderia incentivar o aumento da utilização de agrotóxicos pelos produtores.

Embora com a atualização da legislação os agricultores possivelmente passarão a contar com mais opções registradas e testadas para proteger suas culturas, isso isso não significa, necessariamente, que haverá aumento do uso.

A ideia é que haja a substituição do uso de produtos não autorizados pelos permitidos. Como o processo de registro exige rigorosos testes, essa substituição aumentará a segurança de todo o processo.

Isso também poderá favorecer a entrada de produtos mais eficientes no mercado. Ou seja, produtos que cumprem seu objetivo com uma menor dosagem de produto ou com um mecanismo de ação mais específico à praga avo. Quando um produto é mais específico à praga alvo, ele possui menor efeito sobre organismos não alvo, como o homem e os animais.

 

Fonte: Hortifruti, 23 de abril de 2019

Como ter uma alimentação saudável

Como ter uma alimentação saudável: saiba o que pode estar te sabotando

Notícia

Muita gente não sabe, mas pode estar atrapalhando a si mesma quando o assunto é como ter uma alimentação saudável ...

26/02/2019

Jaca

Para enfiar o pé na jaca

Notícia

Conheça cinco curiosidades dessa fruta que é a cara da primavera ...

21/03/2018

Pimentão

Pimentão, a hortaliça que conquistou a culinária mundial

Notícia

Cheiroso e saboroso, o pimentão percorre um longo caminho antes de fazer parte das nossas receitas ...

24/07/2019