facebook
Voltar para a lista

Vai um chazinho aí?

02/01/2018

Você provavelmente já sabe que dá para aproveitar as hortaliças do mercado de diversas maneiras, não é mesmo? Hoje, vamos falar sobre mais uma delas, que vai bem com quase tudo e com todos os momentos do dia! E aí, que tal um chazinho?

Os chás são conhecidos e utilizados desde antiguidade. Nas prateleiras dos mercados é comum encontrarmos exemplares que levam plantas como camomila, hortelã, capim verde, erva cidreira, entre outros. Mas, você sabia que um bom chá também pode ser feito com as hortaliças e frutas da sua geladeira? Abaixo vamos falar sobre os componentes e os benefícios para o organismo proporcionados por alguns deles. Coloque a chaleira de água para ferver e confira!

Chá da casca do abacaxi

Apesar de não ser muito popular quando se trata de chá, a  casca do abacaxi é muito bem-vinda na hora de fazer um delicioso chá gelado.

Classificado em termos técnicos como Ananas comosus, o abacaxi é uma boa fonte de vitamina C e contém vitaminas do complexo B e minerais diversos. Um grande destaque é seu baixo valor energético, com apenas 49 calorias a cada 100 gramas (duas fatias finas).

A gente ensina a fazer. Olha só:

Ingredientes:

  • 600 ml de água filtrada;
  • As cascas de um abacaxi;

Modo de preparo:

Primeiro, higienize a hortaliça. Depois corte a casca e coloque para ferver junto com a água por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela fechada por alguns minutos até que a temperatura encontrada seja a de água morna. Em seguida, coe o chá e deixe o líquido na geladeira até o dia seguinte. Depois disso, só beber!


VEJA TAMBÉM

Goiaba: conheça 5 curiosidades incríveis

Saiba mais sobre a pitanga


Chá de casca de laranja

Muita gente pensa que depois de se usar a polpa das frutas, os demais componentes desses alimentos devem ser jogados no lixo. Entretanto, as cascas e os talos de frutas e vegetais podem ser ricos em nutrientes e vão muito bem em chás.

Conhecida principalmente por ser rica em vitamina C, a laranja também é fonte de vitaminas A e do complexo B (B1, B2, B3), além de conter diferentes minerais, como o cálcio, fósforo e potássio, por exemplo.

Mas como fazer o chá da casca da fruta?

Ingredientes:

  • Cascas de 2 laranjas médias;
  • 750 ml de água.

Modo de preparo

Como as cascas de laranja são bem grossas, você deve preparar seu chá pela chamada decocção, o que quer dizer colocar água e as cascas de laranja juntas em um recipiente que possa ir ao fogo e deixar fervendo por 30 minutos. Depois disso, é só coar essa mistura e servir.

 

Chá de hortelã

A hortaliça é famosa pelo sabor mentolado. Além disso, em 50 gramas de hortelã, encontramos 100 miligramas de cálcio, mineral importante na formação dos ossos. Outro nutriente de destaque é o potássio, como 229 miligramas.

Contém também compostos bioativos.

 

Aprenda a receita

Ingredientes:

  • Uma xícara de (chá), cerca de 50 gramas;
  • 500 ml de água;

Modo de preparo

Coloque a água para ferver em fogo médio. Quando o processo começar a acontecer, desligue e acrescente os talos de alface. Tampe o recipiente por 20 minutos, coe e pronto.

 

Em todos os casos, é importante ressaltar, porém, que as vitaminas e fibras, quando submetidas ao cozimento, podem ser eliminadas. Os minerais, por outro lado, permanecem intactos.

 

Prontinho! Terminamos bem a tempo de sua chaleira apitar! Bom chá!

 

Fonte: Horitifruti

Pimentas mais ardidas do mundo

Confira quais são as pimentas mais ardidas do mundo

Notícia

Ardida e saborosa, a pimenta é um caso de amor (ou de ódio). Conheça as cinco pimentas mais ardidas do mundo e se desafie a encará-las ...

03/10/2018

Fresh Brasil

Fresh Brasil: conheça a marca que reúne os setores de frutas, hortaliças e flores

Notícia

Lançada oficialmente na Hortitec 2019, a marca Fresh Brasil visa reunir os setores de frutas, hortaliças e flores, fortalecendo suas semelhanças ...

27/06/2019

bloody mary-500x333

Bloody Mary: a lenda e o drink

Notícia

Um drink clássico e exótico. Afinal, qual a origem de uma bebida feita a base de tomate, limão e pimenta? Apresentamos o Bloody Mary ...

10/04/2018